A primeira morte associada a um videogame

Desde que entraram em evidência na cultura popular, os videogames passaram por muitas polêmicas. Hoje em dia este tipo de discurso não é mais tão comum. Contudo, em um passado recente, alguns títulos foram envolvidos em polêmicas por terem, supostamente, sido a causa de assassinatos ou crimes. Pesquisas recentes descartaram qualquer relação entre a violência e jogos eletrônicos, por mais que a mídia sensacionalista e nossos pais e avós digam o contrário.

No entanto, isso não significa que caso estranhos não tenham acontecido envolvendo jogos eletrônicos. Aliás, um dos primeiros já pode ser datado ainda na era de ouro dos fliperamas. E é sobre isso que vamos falar: a primeira morte confirmada que teve relação direta com um jogo eletrônico.

Uma inovação

Lançado em 1980 pela Stern Electronics e desenvolvido por Alan McNeil, Berzerk foi um dos primeiros jogos de arcade a introduzir um elemento de voz sintetizada – algo inovador para a época. O jogo coloca os jogadores no controle de um humano que precisa atravessar labirintos cheios de robôs hostis enquanto evita o infame inimigo Otto, um robô imortal que persegue incessantemente o jogador. As frases ditas pelos robôs, como “Intruder alert! Intruder alert!” e “Chicken! Fight like a robot!”, ajudavam a criar uma atmosfera tensa e única. No total, o jogo tinha 30 palavras diferentes em seu vocabulário, o que era impressionante para a época.

Como já dito, um dos principais desafios do jogo é Evil Otto, um inimigo invencível que surge se o jogador demorar muito em uma sala. Otto é um rosto sorridente que se move na direção do jogador, atravessando paredes e destruindo tudo em seu caminho. Como não pode ser derrotado, a única opção é fugir. Outra característica marcante era seu alto nível de dificuldade. Diferente de outros jogos da época, Berzerk não permitia que os jogadores ficassem em um só lugar planejando seus movimentos, já que Otto sempre surgia para forçar o avanço. Essa mecânica pode ser observada até hoje em diversos jogos, principalmente de terror.

O jogo foi um grande sucesso e recebeu uma versão para Atari 2600 e Atari 5200, além de inspirar outros títulos no gênero de tiro multidirecional. Sua mecânica influenciou jogos posteriores, como Robotron: 2084, lançado em 1982. Além disso, Berzerk ainda pode ser jogado hoje em dia de várias formas, apesar de ser um jogo clássico dos anos 1980. Alguns emuladores e até mesmo sites de jogos retrô possibilitam que o jogador veja como esse jogo era.

Peter Burkowski

Apesar de ter sido um jogo inovador em seu lançamento, Berzerk ficou marcado na história dos videogames por um motivo sombrio: foi o primeiro jogo associado a uma morte na vida real. Em abril de 1982, um jovem de 18 anos chamado Peter Burkowski sofreu um ataque cardíaco logo após jogar Berserk em um fliperama de Illinois, nos Estados Unidos.

Burkowski jogou duas partidas consecutivas de Berzerk e, em ambas as tentativas, ele conseguiu registrar seu nome na tabela de pontuação (algo que demonstrava sua habilidade no jogo). Logo após terminar a segunda partida e inserir suas iniciais no placar, Burkowski começou a passar mal. Ele saiu da máquina de arcade e caminhou até uma área próxima do fliperama, onde desabou repentinamente.

Funcionários do estabelecimento chamaram ajuda, mas ele foi declarado morto ao chegar ao hospital. O laudo médico indicou que a causa do óbito foi um ataque cardíaco induzido por uma condição cardíaca pré-existente, agravada pelo estresse e adrenalina gerados pelo jogo.

O caso de Peter Burkowski se tornou um dos primeiros relatos de mortes relacionadas a videogames, alimentando teorias e lendas urbanas sobre os perigos dos arcades. Muitos acreditam que a intensa experiência de Berzerk, com sua ação frenética e pressão constante do jogo, pode ter sido um fator determinante no ocorrido. Embora não haja evidências diretas de que o jogo tenha causado sua morte, o evento serviu como um alerta precoce sobre os efeitos que videogames podem ter em pessoas com problemas de saúde preexistentes. O fato é que a história da morte de Burkowski se tornou uma lenda urbana entre jogadores, com algumas versões exageradas sugerindo que o próprio jogo seria “amaldiçoado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *